Páginas

Vote nos projetos do Paul no Orçamento Participativo da Covilhã

Os projetos genuinamente da vila do Paul, aprovados para o Orçamento Participativo "Covilhã decide 2016”, que abarcam várias áreas e interesses da freguesia e do seu movimento associativo, já estão em votação.
Recorda-se que os projetos que podem ser votados são: Polidesportivo / Espetáculos – área do Desporto da Associação Paul Cultural Desportivo; Inforpaulense – Jornal Digital do Paul – área da Cultura; Realização da Santa Bebiana – área da Cultura e Recuperação da Casa Típica e Casa Museu – área do Urbanismo, Reabilitação e Requalificação Urbana da responsabilidade da Casa do Povo do Paul, área  do desporto a proposta de Court de Ténis – Uma Aposta de Futuro, ACDP- Banda Filarmónica do Paul - Aquisição de um veículo de nove lugares – área de Infraestruturas Viárias, Transito e Mobilidade e ainda a construção do parque infantil "Giroflé" no largo do Mercado – área  - Espaço Publico e  Espaços Verdes.
A votação pode será feita através da Internet, por SMS e nos locais de apoio à votação, nas sedes das Juntas de Freguesia de 1 de Agosto a 30 de Setembro de 2015, um período que coincide com o regresso de muitos emigrantes da terra, que assim também poderão participar na votação.
Para melhor esclarecimento voltamos a relembrar parcialmente a fundamentação dos projetos paulenses que estão a votos.
A vila do Paul com projetos no OP 2016
“Construção de um polidesportivo para a prática de diversas modalidades, onde destacámos o futsal, ténis, andebol etc. Nos topos do espaço seria para construir um palco para espetáculos e o outro para criar uma pequena piscina para hidroginástica e recuperação. Poderíamos com este projeto juntar várias componentes, desde a área desportiva, cultural, saúde e lúdica. Existe neste freguesia e limítrofes um grande número de idosos institucionalizados em lares, que poderiam utilizar esta infraestrutura para componente de saúde e na lúdica, os grupos de hidroginástica existentes no Paul”, defende a APCD para o Polidesportivo / Espetáculos,
Vote nos projectos de uma vila de grande potencial
enquanto o Inforpaulense advoga, “vamos continuar na senda do desígnio, que é informar os seus leitores espalhados pela Diáspora Portuguesa e não só, trazendo à evidencia o sentir do pulsar da Freguesia do Paul em particular e das freguesias do sul do concelho de forma mais geral”.
O projeto Santa Bebiana anuncia, “pelo décimo primeiro ano consecutivo queremos voltar a (re)viver esta tradição tão “sui generis”. Queremos continuar a promover estas dinâmicas culturais envolvendo toda a população paulense e outras gentes “vizinhas”, de forma a divulgarem a gastronomia tradicional, o artesanato local e regional e outras expressões culturais”, já na outra direção vão os argumentos da Casa do Povo do Paul, proponente do projeto anterior e da Recuperação da Casa Típica e Casa Museu “a Casa Típica do Paul, situada na Rua Quebra Costas, é o melhor exemplo da arquitetura tradicional do Paul. Neste momento, o património existente na rua do Quebra Costas: Taberna Típica, Casa Museu e Alambique, necessitam de uma intervenção urgente, ao nível da reposição de novos telhados, portas e janelas, assim como a necessidade de se restaurarem todas as madeiras no interior, pois encontram-se completamente danificadas”.
A construção do Court de Ténis é justificada por, “o Paul, ao contrário de várias freguesias em redor, carece de um piso/campo deste tipo. É evidente, e tendo em conta o número de jovens que coexiste na vila, que esta é uma lacuna que precisa de ser preenchida”, “já a montagem de um Parque Infantil no Largo do Mercado, aproveitando o espaço verde ali existente, com sombras, com equipamento e pavimento adequado e seguro para a promoção de tempos livres das crianças do Paul. É uma necessidade emergente visto não existir nenhum Parque Público”, é a argumentação do Giroflé e finalmente a ACDP – Banda Filarmónica do Paul faz sobressair no seu projeto “a necessidade de transporte (veículo ligeiro de transporte de passageiros 9 lugares), os instrumentos existentes no Paul e terras circundantes para os ensaios regulares que se realizam na sede social e para os já referidos serviços. Este ano e nos anos transatos esta Associação tem que solicitar o empréstimo de carrinhas às Associações locais e/ou aluguer de transporte (autocarro) para cerca de 30 pessoas, tornando-se muito dispendioso.
Conhecidas as propostas independentemente da sua importância ou significado o que é importante é os paulenses votarem massivamente neles. Porque são todos do Paul.

Pela parte do Inforpaulense - Jornal Digital do Paul se o número de votos correspondesse ao número de visualizações que mensalmente regista, seguramente teríamos muitos milhares de votos. A decisão está do vosso lado. Vote nos projetos do Paul. Aposte no que genuinamente é paulense.