Páginas

Festival da Truta pode ser a grande festa de verão na vila

Foram três dias de grande animação e de consumo de trutas. O II Festival da Truta do Paul, pulverizou todos os recordes e ganhou uma dimensão que reforça a candidatura de ser a grande festa de verão na vila. A promoção de um dos ícones da freguesia: a truta da ribeira foi outros dos objectivos superados, como superadas foram as melhores expectativas.
Logo no primeiro dia muito público e um aumento substancial de refeições servidas em comparação com o primeiro dia da edição transacta, era um bom prenúncio no arranque do II Festival da Truta do Paul.
Muita  animação no Largo da Praça
A expectativa tinha aumentado para a segunda edição do Festival da Truta e a organização a cargo da Junta de Freguesia do Paul em parceria com o movimento associativo local, registava logo no primeiro dia uma adesão popular que aumentou de forma exponencial em comparação com o festival do ano passado.
Para conferir outra solenidade e importância à abertura, o vereador da cultura e do chefe de gabinete da Câmara Municipal da Covilhã (CMC) marcavam presença no evento, que apresentou um novo figurino com a separação da zona de restauração da zona de animação com esta confinar-se ao Largo da Praça e “os comes  e bebes” a estender-se a partir  da esquina da ourivesaria pela rua que vai desembocar no Mercado, criando-se ainda uma zona de barraquinhas na rua dos antigos correios.
Com muitos festivaleiros já a degustar os pratos da truta nomeadamente: de escabeche, grelhada e com presunto e cogumelos para além dos filetes e uma sopa, o presidente da Junta de Freguesia do Paul, ladeado pelo vereador da CMC e pelos representantes das associações da vila subiu ao palco e abriu oficialmente o festival, “estamos aqui reunidos pelo segundo ano consecutivo para
Vítor Pereira também jantou no festival
realizarmos em conjunto esta festa da vila, aproveitando para promovermos uma das nossas mais-valias gastronómicas as famosas trutas da ribeira do Paul”, anunciava.
Largo da Praça encheu no segundo dia
No dia seguinte, 1 de Agosto/15 confirmava-se aquilo que se previa. O II Festival da Truta do Paul, reforçava inquestionavelmente o estatuto de candidato a grande festa de verão da freguesia. A zona central da vila sábado à noite estava apinhada de gente que veio em busca do sabor de uma boa truta. Centenas foram parar aos pratos de outras tantas centenas de populares. Ao segundo dia, já ninguém duvidava do sucesso da iniciativa.
Com efeito, filas de apreciadores da truta, esperavam pacientemente para saborear este peixe que habita nas águas frias da Ribeira do Paul, as equipas da cozinha central, grelhadores e serviço de mesa, suavam as estopinhas para dar resposta a esta avalanche de pessoas que quiseram provar a oferta gastronómica do festival.
O cabeça de lista do PSD Manuel Frexes marcou também presença
Mas nem só de comida e bebida se fez a história deste festival também a animação no Largo da Praça foi chamariz para a diversão e organistas, grupos de folclore, filarmónica local e uma animadora musical chamaram a si a responsabilidade desta vertente da iniciativa que trouxe até ao Paul caras conhecidas como foi o caso do cabeça de lista do PSD do distrito de Castelo Branco, que concorre às Eleições Legislativas de 4 de Outubro, “conheço o Paul há muitos anos e sei do seu potencial, nomeadamente, as suas trutas, são uma das suas riquezas que agora este acontecimento vem potenciar. Sempre defendi que é preciso apostar nos produtos endógenos de cada região se queremos ser diferentes dos outros e é assim que afirmamos as nossas terras e incrementamos o desenvolvimento regional. A cooperação é um fator determinante para que a nossa região se desenvolva e também aqui existe esta cooperação entre as forças vivas e a autarquia local, assim sendo, considero que é pedra de toque para se conseguir o sucesso e sei aqui
Outras músicas fizeram parte do programa de animação
isto está acontecer e nesta medida até por este motivo diferenciador é uma iniciativa de êxito e que saúdo”. Sublinhou Manuel Frexes.
Trabalho e promoção da truta reconhecidos
Também a representação camarária esteve ao mais alto nível no segundo dia, com a presença do presidente, do seu adjunto e do seu vice-presidente Carlos Martins, que demonstrou alguma desenvoltura quando “deu à perna” no bailarico no Largo da Praça.
“Conheço bem esta mais-valia do Paul que é a sua famosa truta, muita conhecida na região e até no país. Na lógica da valorização dos nossos produtos endógenos, deve-se então valorizar este produto que é aqui produzido nesta freguesia. Depois existe este “casamento feliz” entre a promoção da truta e participação da cultura, do associativismo local, da nossa gastronomia numa terra onde as associações se dedicam a esta atividade humana que nós muito apreciamos.
Realçar também esta união entre a Junta de Freguesia e as associações da vila, que em muito se deve à capacidade aglutinadora do presidente Gabriel Gouveia, que quero reconhecer e agradecer publicamente. Pela iniciativa e principalmente, pela forma unida como estão a
Da esquerda para a direita, Carlos Sobreiro, Gabriel Gouveia e o chefe Rui Pereira
realizar estão todos de parabéns, a autarquia e associações da vila do Paul”. Sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira.
No terceiro dia, um pouco mais calmo, a procura dos pratos confecionados com a truta a assumir o papel de vedeta manteve-se dentro das expectativas, o trabalho (enorme) de toda a equipa da organização já pesava no desempenho e hora era de balanço “foram três dias de grande labor, confecionamos centenas de pratos de truta, fora os pratos prontos como os filetes e a sopa de truta. A equipa trabalhou bem e foi de uma entrega inexcedível, registou-se um equilíbrio quanto à escolha do menu disponível. Assim vale a pena trabalhar e é bem para a freguesia do Paul”, salientava o chefe Rui Pereira.
Balanço altamente positivo
O representante das associações era da mesma opinião, “isto correu bem. Muito trabalho mas os dirigentes de todas as associações entregaram-se às tarefas de forma empenhada. Por outo lado, temos de realçar que esta união entre todos saiu fortalecida e é tanto assim que ainda não tinha acabado edição deste ano e já todos falavam na edição do ano que vem”, afiançou Joaquim Adriano, chefe do Agrupamento 506 dos Escuteiros do Paul.

Para o grande obreiro desta iniciativa o resultado não podia ser melhor “ foram confecionadas mais de seis centenas de refeições de truta, duplicando quase o número relativamente ao consumo do ano passado, entre outros petiscos que estavam disponíveis, é revelador do sucesso da iniciativa. Estiveram nestes três dias largas centenas de visitantes que vieram provar a nossa especialidade da terra, para além da comunidade paulense e dos nossos emigrantes que não faltaram a esta verdadeira festa da vila, por isso, estou muito satisfeito com balanço altamente positivo da segunda edição do Festival da Truta do Paul. Depois ver estes dirigentes das associações da vila todos unidos em prol do desenvolvimento da sua terra é mais um motivo enorme de satisfação e a certeza que juntos vão conseguir por o Paul no lugar que merece”. Rematou o presidente da Junta de Freguesia, Gabriel Gouveia. 
Nota: Recolhemos um conjunto de opiniões bem interessantes que para a semana daremos conta delas no rescaldo do Festival. A não perder.